Direitos do consumidor

Caixa é o primeiro no ranking de queixas entre os grandes bancos do país

A Caixa Econômica Federal passou a liderar o ranking dos bancos que são alvo de reclamações de clientes ao Banco Central. Nos cinco meses anteriores, o primeiro da lista das instituições com mais de 2 milhões de clientes era o banco BMG, mas ele passou a ser contado entre os que têm menos clientes. O levantamento mensal foi publicado nesta quinta-feira.

O ranking leva em conta o índice de reclamações sobre o total de clientes. A Caixa teve, em dezembro, um total de 805 reclamações procedentes, resultando em um índice de 10,84. Isso significa que foram registradas, em média, uma queixa a cada 92.197 clientes.

Em segundo lugar ficou o Banrisul, com 40 queixas e índice de 10,3, ou seja, cerca de uma reclamação a cada 97.064 consumidores. Em terceiro vem o Santander e, na sequência, HSBC, Bradesco, Votorantim, Itaú e Banco do Brasil.

A restrição à realização de portabilidade de operação de crédito ocupou o primeiro lugar entre as queixas, em dezembro. Em segundo lugar, ficaram as irregularidades relativas à confiabilidade, segurança, sigilo ou legitimidade das operações.

O terceiro lugar ficou com débito em conta não autorizado pelo cliente, com 262 registros. Por fim, descumprimento de prazo para responder reclamações e cobrança de tarifa por serviços não contratados ocuparam o quarto e quinto lugares, respectivamente com 135 e 127 queixas.

Carregando matéria

Conteúdo exclusivo!

Somente assinantes podem visualizar este conteúdo

clique aqui para verificar os planos disponíveis

Já sou assinante

clique aqui para efetuar o login

Anterior

Gerador é opção em tempos de falta de energia elétrica

Próximo

Prefeitura divulga prazo para apresentação de propostas de novos táxis

Economia